EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3967
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE MILITARES SUBMETIDOS AO CURSO DE BUSCA E SALVAMENTO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Autor(es): BOTTA, Willian Carrero
SANTOS, José Maurício Magraner Paixão dos
CAMPOS, Fábio Angioluci Diniz
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi analisar o comportamento do perfil antropométrico de militares submetidos ao Curso de Busca e Salvamento (SAR) da Força Aérea Brasileira. Cursos de natureza operacional, como este, são bastante exigentes física e psicologicamente, e os militares que se apresentam como voluntários para realizá- los não sabem previamente como irão reagir às diversas situações a que serão submetidos. Neste contexto, torna- se importante buscar entender essas reações e de alguma forma conseguir mensurá- las, a fim de que os cursos possam ser corretamente dimensionados. A antropometria tem sido apontada como uma boa ferramenta para análise da composição, da proporcionalidade e morfologia corporal, oferecendo informações ligadas ao crescimento, desenvolvimento e envelhecimento (MARINS e GIANNICHI, 2003), além de apontar para o rendimento em algumas modalidades esportivas e laborais (CARTER, 2005). Mesmo assim, os perfis antropométricos de militares em cursos operacionais têm sido pouco investigados no Brasil. Participaram desta pesquisa 35 militares matriculados no Curso SAR de 2019. Os sujeitos passaram pela avaliação antropométrica em dois momentos: uma no início e uma no final da primeira fase do Curso. Por meio da análise dos resultados foi possível identificar diminuição significativa de massa corporal e percentual de gordura na amostra. Portanto, espera- se com este resultado colaborar com o desenvolvimento de meios de avaliação dos níveis de exigência em cursos operacionais.
Palavras-chave: Avaliação
Composição corporal
Militares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3967
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAN CARRERO BOTTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)164.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.