EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3964
Tipo: Artigo
Título: BIOÉTICA E VACINAÇÃO: ANÁLISE QUALI - QUANTITATIVA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR MEIO DAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E TWITTER
Autor(es): SANTOS, Vanessa da Silva
ARBOIT, Victor Hugo
OLIVEIRA, Rosilene Aparecida
GARCIA, Lucas França
Abstract: A vacinação tem sido um dos assuntos mais discutidos em saúde pública nos últimos anos, devido ao ressurgimento de doenças com índices baixíssimos de ocorrência, como o sarampo, a caxumba e a rubéola. Campanhas de vacinação inadequadas, bem como o crescimento de movimento anti- vacinação são alguns dos motivos que explicam o ressurgimento de doenças antes erradicadas ou o aumento no número de ocorrência de outras doenças. A falta de informação ou até mesmo informações inadequadas a respeito dos eventos adversos das vacinas são fatores importantes para a queda nos índices de imunização, bem como ao crescimento destes movimentos. Neste sentido, as redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube tem sido apontados como ambientes propícios para a divulgação de campanhas de vacinação e imunização, bem como para o estudo do comportamento dos usuários que se posicionam contra estas campanhas. Diante deste cenário, e da importância das campanhas de imunização e vacinação para a saúde pública brasileira e global, o objetivo deste estudo é avaliar as ações do Ministério da Saúde do Brasil relacionadas a campanhas de imunização e vacinação nas redes sociais Facebook e Twitter. Trata- se de estudo do tipo descritivo, exploratório e qualitativo. A amostra será coletada por meio da utilização do software NVIVO 12®, especificamente pela ferramenta de captura de dados de redes sociais NCAPTURE. A análise dos dados será realizada de acordo com a análise temática de Bardin, obedecendo as três etapas de análise, quais sejam, pré- análise, exploração do material e tratamento dos resultados.
Palavras-chave: Ética
Imunização
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3964
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA DA SILVA SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.