EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3962
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES - DENTISTAS SOBRE A PRESCRIÇÃO DE FÁRMACOS PARA GESTANTES EM MARINGÁ - PR
Autor(es): REZENDE, Thais Regina Signorini
CINTRA, Mariane Ubiali
BERNUCI, Karine Zanoli
Abstract: A utilização de medicamentos na gestação deve ser cautelosa, visto que muitos fármacos podem causar efeitos teratogênicos ao feto. Dessa forma, os medicamentos são classificados de acordo com seu grau de risco ao feto pelo FDA (FoodandDrugAdministration), visando uma maior segurança durante as prescrições. É extremamente importante que os cirurgiões dentistas (CD) avaliem realmente as necessidades de suas pacientes, e analisem sempre a relação risco benefício que a gestante irá ter ao se utilizar medicamentos que podem ser prescritos para patologias bucais que são comuns no período gestacional. Assim, o objetivo desse estudo será verificar por meio de entrevistas, através de um questionário direto, o nível de conhecimento de cirurgiões dentistas da cidade de Maringá- PR, em relação a segurança no atendimento e prescrição de fármacos em geral para gestantes, comparando os resultados obtidos com os de outros estudos já realizados. Para tal, será aplicado um questionário para 100 CD composto de 15 perguntas objetivas, destacando as patologias mais comuns na gestação e suas respectivas medicações relacionando- as com os graus de risco segundo o FDA. Após a aplicação do questionário, espera- se verificar que os odontólogos têm o conhecimento necessário a respeito dos efeitos nocivos e benéficos dos fármacos mais prescritos para as patologias bucais comuns na gestação.
Palavras-chave: Farmacologia
Grávidas
Prescrição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3962
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS REGINA SIGNORINI REZENDE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.