EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3958
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIOXIDANTE
Autor(es): PRADO, Roberta Bernardino Ramos do
SANTOS, Rogério Minini dos
BERNUCI, Karine Zanoli
Abstract: O trabalho consiste em analisar óleos essenciais de Piper rivinoides Kunth, Piper mosenii C. DC., Piper mosenii C. DC., Piper cernuum Vell., Piper diospyrifolium Kunth, Piper arboreum Aubl., Piper aduncum L., Piper gaudichaudianum Kunth, Piper xylosteoides (Kunth) Steud. e Piper mikanianum (Kunth) Steudel do ponto de vista químico e biológico. As amostras,extraídas pelo produtor,serão diluídas para 5% em diclorometano e analisadas por cromatografia gasosa (Agilent, 7890 B) acoplada à espectrometria de massas (CG- EM) (Agilent 5977A MSD) equipado com uma coluna capilar HP- 5 MS UI Agilent (30 m x 0,250 mm x 0,25 μm). A interpretação dos resultados será por comparação dos espectros de massas dos compostos com as da biblioteca NIST 11.0. A análise de atividade antimicrobiana será em Ágar Mueller Hinton, com bactérias Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Salmonella Cholerasuis, diluídas para 106UFC mL-1. A interpretação dos resultados será por medição dos diâmetros dos halos de inibição formados. Serão realizadas três repetições para cada tratamento, com uma prova em branco com a aplicação de 10 μL de DMSO, e como controle positivo uma solução de 100 μg mL-1 do antibiótico Cloranfenicol. A análise da atividade antioxidante será por teste DPPH, sendo analisadas diversas concentrações do óleo essencial. Os principais compostos ativos serão misturados com 5 mL de uma solução de metanol a 0,004% de DPPH. Após um período de incubação de 30 minutos, a absorbância das amostras será lida a 517 nm usando um espectrofotômetro, tendo como controles positivos Butil- hidroxi- tolueno (BHT), quercetina e ácido ascórbico.
Palavras-chave: Piper spp
Ó leo volátil
Composição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3958
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTA BERNARDINO RAMOS DO PRADO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)189.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.