EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3953
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ – PR
Autor(es): OLIVEIRA, Priscila Santos
SANTOS, Natália Quevedo dos
MOURA, Lucimara Garcia Baena
MEURER, Fábio
VICENTE, José Gonç alves
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: Em uma população existem alguns determinantes que influenciam as condições de saúde, sendo um deles o nível de escolaridade que favorece a menor compreensão de atitudes e hábitos que possibilitam uma melhor qualidade de vida. Diante o exposto, o objetivo deste estudo é verificar a influência do nível educacional na qualidade de vida da população de Maringá- PR. Trata- se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. No presente estudo serão incluídos indivíduos com idade acima de 16 anos, de ambos os sexos. A exclusão se dará aos indivíduos que não são residentes do município de Maringá. Serão aplicados instrumentos para obter dados sobre Perfil sócio demográfico por meio de um questionário elaborado pelos próprios pesquisadores e as dimensões de qualidade de vida, com a aplicação do questionário WOQOOL- 100. Foi realizado um cálculo amostral da população do município de Maringá, cujo resultado de 1.067 pessoas será considerado como amostra do estudo. Os dados serão tabulados em software Microsoft Excel versão 2013 e tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa, gráficos e tabelas) e teste de hipóteses, que dependerão dos critérios de normalidades dos dados. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05). Espera- se que a cidade de Maringá por apresentar destaque na educação e por ser um polo educacional no ensino superior, apresente melhores índices qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Município
Nível de escolaridade
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3953
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA SANTOS OLIVEIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)217.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.