EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3952
Tipo: Artigo
Título: HISTÓRIA DE OTITE MÉDIA CRÔNICA COMO FATOR DE RISCO PARA ALTERAÇÕES NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL, ATRASO DE FALA E LINGUAGEM: ESTUDO DE CASO
Autor(es): CARLOS, Priscila
MOSCATTO, Giovana Paladini
SENHORINI, Gisele
MARCHIORI, Luciana Lozza de Moraes
Abstract: O processamento auditivo central (PAC) vem sendo apontado em muitas pesquisas como um dos fatores das alterações de fala e linguagem em crianças com história de otite média crônica. É crescente o número de crianças com alterações de fala e linguagem que seguem com dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita, e que necessitam de um diagnóstico preciso para que possam desenvolver suas potencialidades e alcançar sucesso no processo de aprendizagem. O objetivo da pesquisa é verificar o desempenho de fala, linguagem e PAC em uma criança com histórico de otite média crônica. Com relação a metodologia, será realizado um estudo de caso com a utilização dos testes: Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL), Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA) e do Pediatric Speech Intelligibility Test (PSI). Os dados serão coletos na clínica escola de fonoaudiologia no campus da Unicesumar em Maringá. Como resultados esperados, espera- se identificar a história de otite média crônica como fator de risco para as alterações no desenvolvimento de linguagem, fala e PAC mostrando quais são as consequências no processo de aprendizagem do indivíduo.
Palavras-chave: Aprendizagem
Audição
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3952
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA CARLOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)140.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.