EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3950
Tipo: Artigo
Título: A RELAÇÃO DA DEPRESSÃO COM A POSTURA DE JOVENS DIAGNOSTICADOS COM OBESIDADE
Autor(es): ACENCIO, Nathan Ferreira
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: Objetivo: Este estudo terá como objetivo analisar a relação da depressão com a postura de jovens diagnosticados com obesidade. Metodologia: Este estudo será descritivo, correlacional de caráter transversal. Os avaliados serão jovens diagnosticados com obesidade participantes do Grupo de Pesquisas em Educação Física, Fisioterapia, Esporte, Nutrição e Desempenho- GEFFEND. Para coleta de dados será utilizado o questionário PHQ- 9 para avaliação da depressão e a avaliação postural será feita por meio da utilização do simetrógrafo, para identificar desvios posturais. A análise de dados será feita por meio do teste Shapiro Wilk e correlação de Pearson para análise das correlações. Resultados Esperados: Espera- se encontrar, após este projeto, indicativos de como as variáveis psicológicas podem também ser relacionadas com questões físicas de pacientes que são diagnosticados com obesidade. Compreender a relação de variáveis psicológicas com as características físicas da população proporcionam uma visão mais detalhada do sujeito, possibilitando a construção de estratégias mais completas de atuação com foco na promoção da saúde.
Palavras-chave: Ortopedia
Peso corporal
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3950
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHAN FERREIRA ACENCIO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)142.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.