EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3948
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO CLÍNICA DA RETENÇÃO DE SELANTES COM APLICAÇÃO PRÉVIA DE SISTEMA ADESIVO AUTOCONDICIONANTE
Autor(es): SAÚGO, Myleni Tawane Balaba
LACHI, Elisiee Lima
SILVA, Gisselly Maria Campos da
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: Estratégias realizadas nos últimos anos a nível populacional, como a fluoretação das águas de abastecimento público e a ampla utilização de dentifrícios fluoretados têm contribuído para diminuir a incidência da cárie dentária , mas a superfície oclusal de molares ainda é bastante vulnerável à instalação e à progressão da cárie devido à sua morfologia. A aplicação de selantes tem sido proposta como forma de diminuir a prevalência da cárie nessas áreas. Atualmente, os selantes são realizados com condicionamento com um gel de ácido fosfórico a 37%, porém esse procedimento contribui para um comportamento aversivo por parte das crianças devido ao gosto ruim que o ácido apresenta. Adesivos autocondicionantes dispensam a etapa de enxague, o que pode facilitar o manejo das crianças na hora de aplicar os selantes, além de diminuir o tempo de trabalho e a sensibilidade da técnica. Além disso, estudos anteriores já demonstraram que o condicionamento ácido, seguido da aplicação de um adesivo e posterior aplicação do selante pode melhorar sua retenção. Desta forma, este estudo pretende comparar a forma tradicional de aplicação de selantes com a utilização de adesivo autocondicionante seguida da aplicação do selante, tanto em dentes decíduos quanto em dentes permanentes. A avaliação da retenção dos selantes será feita pelo critério proposto por Ryge e Snyder (1973). Também será avaliado o estágio de erupção dos dentes no momento da aplicação dos selantes, o comportamento das crianças, o índice de placa, além da presença ou ausência de cárie ao longo do período do projeto.
Palavras-chave: Selantes de fossas e fissuras
Adesivos
Condicionamento ácido dentário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3948
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MYLENI TAWANE BALABA SAÚGO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)146.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.