EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3945
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO PERSONAGEM TONY STARK SOB A ÓTICA DO SINTAGMA IDENTIDADE - METAMORFOSE - EMANCIPAÇÃO
Autor(es): NAGI, Marian Monteiro
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: Este estudo terá por finalidade investigar as metamorfoses identitárias a partir da análise da história de vida do personagem Tony Stark sob a ótica do Sintagma Identidade- Metamorfose- Emancipação. Será uma pesquisa documental, em que serão analisadas as histórias em quadrinhos (HQs) do personagem como também as adaptações cinematográficas (filmes). Os dados serão analisados a partir do referencial teórico do Sintagma Identidade- Metamorfose- Emancipação. Por se tratar de um personagem que apresenta influência em comportamentos e atitudes nas mais diferentes etapas da vida do ser humano, é importante que se compreenda o significado por trás destas metamorfoses identitárias e o que isso pode gerar em termos de identificação social com o personagem. Desde crianças até adultos, o universo das HQ ́s funciona como válvula de escape para as situações do cotidiano, e personagens como Tony Stark possibilitam uma identificação mais real tendo em vista a ausência de superpoderes que extrapolam a realidade humana. Compreender as situações que influenciam as metamorfoses identitárias do personagem podem transportar para o cotidiano do mundo real interpretações e ressignificações sobre a importância de que o desenvolvimento humano necessita de referenciais que viabilizem a construção de uma identidade em busca de autonomia.
Palavras-chave: Autonomia
Histórias em quadrinhos
Identidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3945
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAN MONTEIRO NAGI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)172.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.