EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3944
Tipo: Artigo
Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL A PORTADORES DE CEGUEIRA E BAIXA VISÃO
Autor(es): RODRIGUES, Maria Vitória Santos
PADOVAN, Viviane Aparecida de Carvalho
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: De acordo com o último censo demográfico realizado no Brasil, IBGE (2010), há 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, sendo 528.624 cegos e 6.056.654 considerados como portadores de baixa visão. Recursos tecnológicos e os sentidos (tato, paladar, audição e olfato) provêm grande autonomia aos cegos, mas isso não é suficiente para garantir boa higiene bucal, levando a uma alta prevalência de cárie e doenças periodontais. Para aumentar o grau de autonomia a esse grupo de pessoas é necessário saber quais são suas dificuldades em relação a sua higiene bucal, orientando- os por meio de instruções de higiene que explorem seus sentidos, utilizando materiais didáticos como EVA texturizado, manequins odontológicos, moldes de dentes em gesso, além de objetos que facilitem sua percepção. Explicações sobre hábitos que levam a desenvolver lesões de cárie e doenças periodontais,instruções de escovação, e adaptações nas técnicas de escovação também são necessários. Para ensinar técnicas de escovação, o melhor será demonstrar fora da boca, permitindo maior compreensão do processo. Outra ferramenta importante descrita na literatura é a língua – por seu intermédio a pessoa consegue sentir todas as regiões ásperas (com presença de biofilme) e áreas de superfície lisa, onde a higiene foi concluída com sucesso, além do uso de fio dental.Assim, este estudo pretende realizar ações de promoção de saúde para pessoas com deficiência visual atendidos em uma escola pública de Maringá- PR e contribuir para melhorar o padrão de higiene bucal dessas pessoas e, consequentemente,sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Deficiência visual
Odontologia preventiva
Saúde bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3944
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA VITÓRIA SANTOS RODRIGUES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)177.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.