EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3942
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E FORÇA ISOMÉTRICA MÁXIMA DE PREENSÃO MANUAL EM IDOSOS COM SOBREPESO OU OBESIDADE
Autor(es): CAMILO, Maria Luiza Amaro
GARCIA, Raiane Caroline
SOUZA, José Eduardo de
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
Abstract: O envelhecimento humano cresce exponencialmente em todo o mundo e do mesmo modo, a expectativa de vida da população idosa tem elevado significantemente. Nesse sentido, considerando que o envelhecimento reduz a massa muscular esquelética e força muscular, na senescência, verifica-se a redução da capacidade funcional, assim como o aumento do risco de fraturas por quedas e, consequente, aumento da mortalidade. Portanto, em vista dos fatores elencados, torna- se substancial a prática de exercícios físicos, a fim de promover o aumento da massa músculo esquelética, força muscular e densidade mineral óssea. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo central avaliar os efeitos de uma intervenção fisioterapêutica na composição corporal e força isométrica máxima de preensão manual (FIMPM) em idosos,com sobrepeso ou obesidade. Para tanto, 11 idosos, de ambos os sexos, com idade ≥ 60 anos, residentes da região metropolitana de Maringá/PR, participaram do estudo.Trata- se de um estudo quase- experimental, longitudinal de medidas repetidas realizado durante 16 semanas de intervenção. Os participantes foram avaliados nos momentos: 1ª, 8ª e 16ª semana de intervenções. Realizou- se avaliação antropométrica, de composição corporal (bioimpedância elétrica InBody 570®) e a FIMPM foi mensurada via dinamômetro de preensão manual. Como resultado, não foram identificadas mudanças nas variáveis antropométricas, de composição corporal e tampouco para a FIMPM, na mão direita e esquerda, ao longo das 16ª semanas de intervenção (p>0,05). Em vista dos pontos elencados, conclui- se que as atividades utilizadas foram insuficientes para apresentar melhorias nas variáveis antropométricas, de composição corporal e FIMPM.
Palavras-chave: Composição corporal
Envelhecimento
Força muscular
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3942
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA AMARO CAMILO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)187.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.