EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3941
Tipo: Artigo
Título: FORÇA MUSCULAR INSPIRATÓRIA E EXPIRATÓRIA MÁXIMA DE IDOSOS COM SOBREPESO OU OBESIDADE ANTES E APÓS A PERDA DE PESO CORPORAL
Autor(es): CAMILO, Maria Luiza Amaro
GARCIA, Raiane Caroline
SOUZA, José Eduardo de
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
BRANCO, Bráulio Henrique Magnani
Abstract: As alterações na capacidade pulmonar relacionadas com a idade são clinicamente relevantes, visto que uma função pulmonar precária é associada a taxas elevadas de mortalidade.Objetivou- se com o presente estudo, avaliar a força muscular respiratória dos idosos antes e depois da perda de peso corporal.Trata- se de um estudo quase- experimental, com abordagem quantitativa, com a participação de 12 idosos de ambos os sexos,sendo a maioria do sexo feminino (75%),com média de idade 67 ± 4,7anos, residentes na região metropolitana de Maringá/PR, que apresentassem excesso de peso ou obesidade, pertencentes a um programa de atividade física, com enfoque na perda de peso corporal, ao longo de 12 semanas de intervenção.Foram realizadas as coletas de dados pessoais, avaliação antropométrica e força muscular respiratória, através do manovacuômetro de pressão. Os resultados apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre as médias da PImáx antes 105 ± 35,2 e PImáx após intervenção 77 ± 17,1 (p=0,01) e não significativos nas demais variáveis (p>0,05). Baseado nos resultados apresentados, verificou- se a diminuição significativa na força muscular inspiratória após a perda de peso corporal. Destaca- se que não foram realizados exercícios específicos para o fortalecimento muscular respiratório. Portanto, a redução da força muscular inspiratória pode estar relacionada a ausência de exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos em questão. Em vista dos pontos elencados, sugere- se que a associação da prática de exercícios específicos para manutenção e melhora da capacidade funcional respiratória são substanciais para idosos que realizam intervenções com enfoque na redução do peso corporal.
Palavras-chave: Envelhecimento
Força muscular
Respiração
Promoção da saúde
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3941
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA AMARO CAMILO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)149.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.