EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3938
Tipo: Artigo
Título: ESPAÇO PROMISSOR PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autor(es): FABENE, Marcio Renan
PUGLIESI, Caio Henrique Hashimoto
ANDRADE, Gabriel Rodrigues de
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: A rápida evolução tecnológica decorrente do processo de globalização alterou profundamente o modo de atuação do professor universitário. O professor enfrenta inúmeros desafios, constituindo uma das categorias profissionais mais sujeitas a apresentar sofrimento mental. A Organização Internacional do Trabalho aponta a categoria docente como sendo a segunda a apresentar mais doenças ocupacionais. Estudos comprovam que esses danos se manifestam por meio de um conjunto de sinais do corpo e da psique, como estresse, ansiedade, depressão e fadiga. Nesse contexto, surgiram as Escolas Promotoras da Saúde com o intuito de promover ações de promoção à saúde tanto para os alunos quanto para os professores e demais colaboradores que trabalham nessas instituições. O presente trabalho tem como objetivo realizar revisão de literatura referente às Escolas Promotoras da Saúde e produzir estudo comparativo referente à influência na qualidade de vida do trabalho (QVT) de professores do campus da Unicesumar em Maringá/PR após instalação de nova sala de professores (projeto InspiraSpace) dotada de ferramentas de ensino que utilizam conceitos tais como: Cultura Maker, Tecnologia Educacional, Aprendizagem Criativa e Aprendizagem Colaborativa. A metodologia consiste na aplicação do questionário WHOQOL- bref aos aproximadamente cinquenta professores que serão contemplados pelo projeto InspiraSpace. Serão realizadas coletas de dados antes e após a construção da sala de professores. Espera-se que o presente trabalho possa auxiliar na decisão de instalação de novas salas de professores com esse conceito em outros campi da UNICESUMAR, bem como incentivar a construção de ambientes com essas ferramentas educacionais também em outras instituições de ensino.
Palavras-chave: Escolas promotoras da saúde
Professor universitário
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3938
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO RENAN FABENE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)176.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.