EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3937
Tipo: Artigo
Título: A EFICÁCIA DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO - A ASSOCIADA A FISIOTERAPIA NA MARCHA EQUINA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): HIJAZI, Saadina Fernandes
AVELAR, Lucas Vinicius dos Santos
Abstract: A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica da infância originada de uma lesão que pode ocorrer em períodos pré- natais, perinatais e pós- natais. Ela se classifica quanto a sua localização, alteração motora e tônica. A espasticidade é uma alteração tônica que leva a alteração motora, como o pé equino, no qual o paciente adquire o padrão de flexão plantar excessiva e fica incapacitado de realizar dorsiflexão. Este padrão não permite contato calcanhar solo trazendo deformidades, levando a marcha equina. Os tratamentos mais eficazes para a espasticidade são a toxina botulínica tipo- A e a fisioterapia, quando associadas, trazem melhores resultados. O objetivo deste estudo é através de uma revisão sistemática mostrar a diminuição da espasticidade do pé equino com estes tratamentos, de forma a melhorar o padrão de marcha equina. Foi realizada uma revisão sistemática em artigos científicos, sendo utilizadas as bases de dados eletrônicas Scielo, PubMed, Cochrane, Google Acadêmico, Pedro, no período de 2009 à 2019. Sendo a soma dos bancos de dados de 993 artigos encontrados através das palavras chaves, havendo um processo de seleção e exclusão neste número. Portanto foram utilizados 21 artigos para a pesquisa. O que se espera desde estudo é verificar a eficácia da toxina botulínica tipo- A associada ao tratamento fisioterapêutico na marcha equina de crianças com paralisia cerebral.
Palavras-chave: Fisioterapia
Paralisia cerebral
Toxinas botulinicas do tipo A
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3937
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS VINIICUS DOS SANTOS AVELAR.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)167.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.