EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3931
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA PERMEAÇÃO CUTÂNEA DO EXTRATO E FRAÇÕES DE Sapindus saponaria L. POR ESPECTROSCOPIA FOTOACÚSTICA
Autor(es): SANTOS FILHO, José Rivaldo dos
CASTRO, Lidiane Vizioli de
SATO, Francielle
POZZA, Paulo Cesar
FERREIRA, Izabel Cristina Piloto
Abstract: A espécie Sapindus saponaria L. pertence à família Sapindaceae, os frutos são abundantes em glicosídeos, com predomínio de saponinas e oligoglicosídeos sesquiterpênicos acíclicos, responsáveis pelas principais atividades biológicas da espécie. O objetivo do presente trabalho foi obter frações enriquecidas de saponinas triterpênicas (SAP) e oligoglicosídeos sesquiterpênicos acíclicos (OGSA) por extração em fase sólida para avaliar a permeação cutânea.O extrato hidroalcoólico (EHA) obtido por maceração do pericarpo dos frutos de S. saponaria L. foi fracionado utilizando cartucho de fase reversa de octadecilsilano resultando em frações enriquecidas com saponinas (fração SAP1 e SAP2) e oligoglicosídeos sesquiterpênicos acíclicos (fração OGSA). A avaliação da permeação cutânea do EHA, e frações OGSA, SAP1 e SAP2 foram realizadas por espectroscopia fotoacústica em amostras de pele de orelha de porco. Os resultados demonstraram que a fração SAP1 possui maior capacidade de penetração, sendo seguida pela fração OGSA, o EHA e fração SAP2, respectivamente. Em relação às duas frações enriquecidas com saponinas (SAP1 e SAP2), a fração SAP1 demonstrou um perfil de intensidade de sinal fotoacústico superior à fração SAP2 ao longo de toda a região espectral observada (300 a 650 nm). A fração OGSA também apresentou um excelente perfil de penetração. As frações SAP1 e OGSA demonstram que a realização da extração em fase sólida de fase reversa é vantajosa, possibilitando melhores perfis de absorção na pele em relação ao EHA.
Palavras-chave: Saponinas
Oligoglicosídeos sesquiterpênicos acíclicos (OGSA)
Extração em fase reversa
Permeação cutânea
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3931
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ RIVALDO DOS SANTOS FILHO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)238.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.