EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3928
Tipo: Artigo
Título: ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO AO IDOSO EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO : AVALIAÇÃO DE QUARTA GERAÇÃO
Autor(es): DUTRA, Rafaella de Souza
CADORE, João Pedro
CARREIRA, Lígia
RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar o Acolhimento com Classificação de Risco ao idoso na Unidade de Pronto Atendimento. Para tal, realizou- se de um estudo de natureza qualitativa, embasado no referencial teórico- metodológico da Avaliação de Quarta Geração, realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento 24h de um município do Noroeste do Paraná- Brasil (GUBA, LINCOLN, 2011). Os dados foram coletados no transcorrer dos meses de fevereiro a setembro de 2017, por meio de entrevistas e encontros de negociação. Fizeram parte do estudo 33 atores sociais, divididos em 13 profissionais de saúde, 12 idosos e oito familiares de idosos. Verificou- se limitações na aplicação do protocolo Manchester no Acolhimento com Classificação de Risco, pois as circunstâncias próprias do envelhecimento e a dificuldade de acesso à atenção básica comprometem a dinâmica assistencial do cuidado ao idoso na Unidade de Pronto Atendimento 24h. Por meio da análise dos dados obtidos, evidenciou- se que a abordagem de cuidado ao idoso no serviço de urgência e emergência é superficial no Brasil, necessitando de ajustes diante da senescência e senilidade, bem como o maior fortalecimento de ações na atenção primária, afim de reduzir os reflexos de limitação no serviço de urgência e emergência. Espera- se, através desses resultados, possibilitar o desenvolvimento de uma reestruturação desse modelo, com um atendimento que priorize as necessidades em saúde dos idosos e promova um envelhecimento ativo para esta população.
Palavras-chave: Serviços de saúde para idosos
Avaliação em saúde
Assistência integral à saúde
Medicina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3928
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO PEDRO CADORE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)185.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.