EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3926
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA SAÚDE BUCAL DE MORADORES DE RUA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ E A EFETIVIDADE DO ATENDIMENTO PÚBLICO ODONTOLÓGICO A ESSA POPULAÇÃO
Autor(es): FERREIRA, Janus Micael Targa
STURION, Raul
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
RANGEL, Michel
CELLA, Maria Heloísa
Abstract: O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar a condição de saúde bucal das pessoas em situação de rua do município de Maringá, verificando quais são as suas necessidades, além de verificar o acesso ao atendimento odontológico dessa população. Trata- se de uma pesquisa de caráter quantitativo/exploratório realizada em duas etapas. A primeira etapa será realizada por meio da análise dos prontuários da população em situação de rua (PSR) pertencentes ao município de Maringá, que passaram por consultas odontológicas nos últimos 12 meses. A segunda etapa será caracterizar a PSR em Maringá para, posteriormente, realizar um cálculo de amostra para a realização de exames bucais. No exame clínico serão avaliados o índice da doença cárie e a condição da doença periodontal. A metodologia a ser utilizada será a mesma utilizada na pesquisa nacional de saúde bucal (Projeto SB Brasil, 2010), referente à cárie dentária e à condição periodontal. Os dados coletados serão computados em uma planilha em Excel para posterior análise estatística. Os resultados obtidos neste trabalho serão divulgados para a comunidade científica, além de servir para embasar a política pública de Maringá para o atendimento odontológico a esta população. Esperamos quantificar o número de atendimentos odontológicos realizados na rede pública a esses pacientes, classificando esse atendimento em atendimentos de urgência, curativos e preventivos. Mediante esses dados analisaremos a efetividade dos programas odontológicos públicos no atendimento de atenção básica à PSR e poderemos propor sua ampliação ou o seu aprimoramento.
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua
Políticas públicas de saúde
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3926
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANUS MICAEL TARGA FERREIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)148.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.