EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3921
Tipo: Artigo
Título: VERIFICAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA DE COMPRIMIDOS DE REFERÊNCIA, GENÉRICO E SIMILAR DE PROPANOLOL
Autor(es): SANTOS, Heloísa Costa dos
PACHECO, Brenda Lafraia
SILVA, Geovane Aparecido Ramos da
SANTOS, Jocieli Clara Conceição dos
FLÔR, Priscila Grazielle
MARCOLINO, Vanessa Aparecida
Abstract: Ao se produzir um comprimido, deve haver um rigoroso controle de qualidade para que este suporte ações como o transporte, mudanças de temperatura, armazenamento, e outros tipos de manipulação, sem apresentar alterações significativas que influenciem em sua eficácia. Apesar dos medicamentos passarem por testes de controle de qualidade nas indústrias, as pesquisas vêm relatando diversos problemas em relação à qualidade dos mesmos, ao ponto de poderem interferir na eficácia desses medicamentos. Segundos dados apontam que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem com a hipertensão arterial sendo esta uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Anti- hipertensivos são facilmente encontrados em diversos estabelecimentos pelo país, e amplamente consumidos sendo que sua eficácia terapêutica é indispensável para garantir uma melhora da qualidade de vida dos consumidores. Diante disso, o princípio ativo selecionado para essa verificação de parâmetros de qualidade foi o cloridrato de propranolol na forma farmacêutica de comprimidos de 40mg, classificado como antagonista beta- andrenérgico não seletivo, sendo amplamente utilizado para tratamento de hipertensão arterial por possuir baixo custo e estar presente na cesta básica de medicamentos do SUS. Assim, o presente trabalho tem como objetivo a verificação da eficácia farmacêutica de comprimidos genéricos, referência e similar de Propanolol, 40 mg, adquiridos em estabelecimentos comercias da cidade de Paranavaí, fabricados por laboratórios brasileiros, verificados por meio de análises preconizadas pela Farmacopéia Brasileira.
Palavras-chave: Equivalência farmacêutica
Hipertensão arterial
Medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3921
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELOÍSA COSTA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)127.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.