EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914
Tipo: Artigo
Título: O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
Autor(es): AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
POLAQUINI, essica Elise Echs
Abstract: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado.
Palavras-chave: Desenvolvimento da atenção
TDAH
Recursos tecnológicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL VINICIUS MARTINS DE AZEVEDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)181.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.