EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3910
Tipo: Artigo
Título: CHATBOTS : A EFETIVIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À SAÚDE MENTAL
Autor(es): MEURER, Fábio
BERGAMASCO, Patrícia
GARCIA, Lucas França
Abstract: O acesso a serviços e ao tratamento da saúde mental continua sendo um problema global. Os chatbots, também conhecidos como agentes de conversação ou assistentes digitais, são programas de software baseados em inteligência artificial projetados para interagir com pessoas de maneira a simular um diálogo. Há várias formas de interação, como aplicativos de texto, áudio e vídeo. Neste artigo, discutimos as publicações, funcionalidades disponíveis e a efetividade das plataformas digitais interativas voltadas ao cuidado da saúde mental. Este é um estudo de revisão desenvolvido em ambiente online. Foi realizada a busca de artigos nas bases de dados Pubmed e Scielo com os termos “ chatbot ” e “mental health ” para a definição de publicações relacionadas ao tema dos últimos 3 anos. Foram extraídos os resultados referentes a efetividade dos programas interativos de conversação no manejo do tratamento dos transtornos mentais. Os chatbots automatizados representam um grande potencial ao fornecer ajuda útil nas dificuldades de saúde mental. A grande maioria dos estudos demonstrou resultados favoráveis, embora quase a totalidade deles fez ressalvas quanto a necessidade de maiores pesquisas para a validação dos protocolos.
Palavras-chave: Comunicação
Agente interativo
Bem- estar
Assistente digital
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3910
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIO MEURER.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)146.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.