EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3907
Tipo: Artigo
Título: BIOÉTICA E ÉTICA PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO NOROESTE DO PARANÁ SOBRE O EXERCÍCIO DA ÉTICA PROFISSIONAL
Autor(es): DANNA, Elorah
FARIA, Jean Lucas
OLIVEIRA, Rosilene Aparecida
GARCIA, Lucas França
Abstract: A formação ético- humanística, juntamente com uma formação profissional generalista, que incluí uma sólida formação técnico- científica, é um dos objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia e dos cursos da grande área da Saúde. Como dimensão ética da formação e do exercício profissional do odontólogo, entende- se o processo de ensino- aprendizagem, teórico e prático, deontológico e não- deontológico, que tem como objetivo o desenvolvimento moral do estudante por meio do ensino de valores como humanização, respeito, e também com o desenvolvimento de uma identidade profissional adequada aos valores da profissão. Além do desenvolvimento da dimensão ética por meio da formação profissional, os códigos deontológicos desempenham papel importante neste processo. Com a mudança ocorrida no Código de Ética Odontológica (CEO) em 2012, foram introduzidas questões importantes do ponto de vista bioética, tais como a autonomia do paciente e do cliente e do profissional da Odontologia, relacionamento entre profissionais da saúde, participação do Odontólogo em juízo, entre outras questões. Objetivos: O objetivo deste estudo é avaliar percepção de estudantes de Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do noroeste do Paraná sobre a dimensão ética na sua formação profissional. Metodologia: Trata- se de estudo do tipo descritivo, exploratório e qualitativo A amostra será composta por até 15 estudantes de 1º ano e até 15 estudantes de 4º ano do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes no período de agosto a dezembro de 2019. As entrevistas serão realizadas na UniCesumar, em horário a ser definido pelo participante da pesquisa. As entrevistas serão gravadas e posteriormente transcritas na íntegra (verbatim) para análise. A análise dos dados será realizada de acordo com a análise temática de Bardin com o auxílio do software de pesquisa de métodos mistos QSR NVivo 12®.
Palavras-chave: Bioética
Ética profissional
Odontologia
Diretrizes curriculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3907
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELORAH DANNA FAVORITO GUIRALDELLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)145.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.