EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3906
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE OS NÍVEIS DE BDNF – FATOR NEUROTRÓFICO DERIVADO DO CÉREBRO EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Autor(es): NAKAMURA, Eduardo Eizo
SILVA, Valmir da
FRANCISCO, Walker William
COSTA, Elton Ricardo de Oliveira
GEROSA NETO, José
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: O objetivo do presente estudo será analisar os efeitos do treinamento funcional sobre os níveis de BNDF (Brain- derived neurotrophic fator)- fator neurotrófico derivado do cérebro em pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis. O BNDF é uma proteína, da classe das neurotrofinas, considerado um importante fator de crescimento, manutenção e diferenciação entre células do sistema nervoso. O presente estudo será realizado com uma população adulta,com uma amostra de 30 pessoas de 18 a 60 anos, homens e mulheres com doenças crônicas não transmissíveis que não possuem nenhuma doença degenerativa do sistema nervoso. Após o recrutamento com busca ativa das amostras,o grupo experimental será submetido à 3 sessões semanais de treinamento funcional durante 16 semanas, sendo feito 3 análises dos níveis de BDNF salivar e sanguíneo. As análises ocorreram nos períodos pré, oito semanas e no momento pós ao término das 16 semanas. Os dados serão analisados por correlação sobre os níveis de BNDF salivar e sanguíneo, nos períodos pré, oito semanas e pós as 16 semanas. Demonstrando assim se há alguma alteração dos níveis iniciais com os outros períodos. Assim esperamos o aumento dos níveis de BDNF para esta amostra.
Palavras-chave: Neurotrofinas
Exercício físico
DCNT’s
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3906
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO EIZO NAKAMURA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)175.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.