EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3903
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO DA FORÇA DE CORE E EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO : RESULTADOS PARCIAIS
Autor(es): LYRA, Caroline Rodrigues
DIAS, Thaila Corsi
MACHADO, Michelle Cardoso
CAPPELLAZZO, Renata
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
ARAUJO, Cynthia Gobbi Alves
Abstract: A obesidade aumenta os riscos de desenvolver comorbidades e problemas posturais. A literatura científica sugere que hábitos alimentares e de atividade física podem influenciar na biomecânica corporal, causando fraqueza de músculos do tronco, alterando o centro de gravidade corporal e modificando o equilíbrio corporal. Por esse motivo, o presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a força de músculos do tronco (CORE) e equilíbrio em crianças e adolescentes obesos. Trata- se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa. Foram incluídos indivíduos de 7a 18 anos de idade que apresentavam sobrepeso ou obesidade. As coletas foram realizadas por meio de uma avaliação fisioterapêutica funcional, utilizando- se de testes específicos de equilíbrio e força de CORE, os quais serão tabulados e analisados através do software estatístico SPSS.O projeto será realizado no Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), que se vincula a um projeto de pesquisa - GEFFEND. Como resultado, é esperado que exista uma relação entre equilíbrio corporal e força de músculos do CORE em crianças e adolescentes obesos.
Palavras-chave: Déficit de equilíbrio
Jovens
Instabilidade de CORE
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3903
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE RODRIGUES LYRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)153.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.