EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3900
Tipo: Artigo
Título: MORTALIDADE EM CRIANÇAS DE 5 A 9 ANOS NO BRASIL, PARANÁ, MARINGÁ E REGIÃO METROPOLITANA
Autor(es): JANEIRO, Anna Paula
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
GRAVENA, Ângela Andreia França
Abstract: A mortalidade infantil tem diminuído consideravelmente nos últimos 25 anos, tornando o Brasil uma referência no mundo na redução de mortalidade infantil. No entanto, estudos sobre mortalidade na faixa etária escolar (5 a 10 anos) são inexistentes, tornando relevantes pesquisas nessa temática. Assim, buscou- se identificar causas de mortalidade em crianças de 5 a 9 anos no Brasil, Paraná, Maringá e região metropolitana de 2006a 2016.Foi realizado estudo transversal e retrospectivo, com dados secundários provenientes do Sistema de Informação de Mortalidade. As informações obtidas foram tabuladas e realizada análise descritiva. Esta pesquisa obedece aos critérios estabelecidos pela Resolução 466/12 do CNS. As causas externas tem sido a principal causa de morte na faixa etária de 5 a 9 anos, sendo os meninos as maiores vítimas, no Brasil, Paraná, Região metropolitana de Maringá e no município de Maringá. Observando um declínio progressivo dessas mortes durante o período de 2006 a 2016 em todas as localidades. Acontecem predominantemente nos hospitais, 10% das mortes acontecem em via pública. Dados sobre escolaridade tem sido ignorado em grande parte dos casos de morte, o que interfere grandemente na condução de ações e intervenções pois o contexto escolar tem sido local tido como privilegiado para atuação haja visto as ações propostas Programa Saúde na Escola. Ações de promoção a saúde na temática mobilidade e transito seguro são estratégicas para a diminuição das mortes no trânsito.
Palavras-chave: Mortalidade
Promoção a saúde
Saúde da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3900
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA PAULA JANEIRO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)166.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.