EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898
Tipo: Artigo
Título: INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
Autor(es): VALENTE, Andressa Dalólio
RAMPANI, Emanuela
ARAUJO, Mariane Castardo
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
TORRESAN, Clarissa
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: A Síndrome do X- Frágil (SXF) é uma doença genética ocasionada pela inativação do gene FMR1 que deixa de expressar a proteína FMRP. Caracterizando a mutação completa do gene. Essa condição leva a um distúrbio do neurodesenvolvimento do paciente, sendo esta a principal causa de retardo mental no mundo.As características fenotípicas clinicamente sugestivas são inespecíficas dificultando o diagnóstico clínico. Dessa forma, objetivamos, neste estudo, diagnosticar por meio de reação em cadeia da polimerase de triagem (PCR-T) jovens maiores de 18 anos com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X- Frágil. Esta pesquisa trata- se de um estudo transversal de caráter clínico e experimental realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá, Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá- LAGeM, e o Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar. No qual serão selecionados os pacientes clinicamente diagnosticados com deficiência intelectual idiopática maiores de 18 anos, que serão submetidos a coleta de células da mucosa bucal, seguido de análise por PCR. Esses dados serão analisados estatisticamente e organizados em planilha do Excel®. Espera- se, portanto,com o presente projeto, diagnosticar os pacientes com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X frágil, utilizando a PCR.
Palavras-chave: Aconselhamento genético
Gene FMR1
Retardo mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA DALÓLIO VALENTE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)166.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.