EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3891
Tipo: Artigo
Título: EXPERIÊNCIA DIANTE DA TENTATIVA DE SUICÍDIO ENTRE PESSOAS JOVENS
Autor(es): OLIVEIRA, Natan Nascimento de
BORGES, Alana Caroline Ostetti
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: O suicídio é um fenômeno multifacetado, que tem aumentado significativamente na população jovem. O profissional de enfermagem é um dos primeiros contatos que o paciente tem na tentativa de suicídio; não obstante, poucos são os recursos disponíveis para a detecção precoce dos sinais e sintomas da tentativa de lesão autoprovocada. Desta forma, este trabalho busca compreender a experiência de jovens internados diante da tentativa de suicídio. Trata- se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa. Serão sujeitos de pesquisa jovens de 18 a 24 anos, internados na ala Psiquiátrica do Hospital Municipal de Maringá no período de realização de estudo que será iniciado após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unicesumar. As entrevistas serão norteadas por questões norteadoras, podendo ser gravadas mediante autorização dos participantes e após transcritas na íntegra, sendo meditadas e categorizadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Logo, os resultados servirão de subsidio para planejamento de ações de prevenção e tratamento, auxiliando profissionais e gestores de saúde e serviço social a gerenciarem essas situações, elaborando estratégias de prevenção e promoção da saúde.
Palavras-chave: Lesão autoprovocada
Enfermagem psiquiátrica
Suicídio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3891
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANA CAROLINE OSTETTI BORGES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)169.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.