EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3883
Tipo: Artigo
Título: ESTADO NUTRICIONAL E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER DURANTE A VIGÊNCIA DE TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA
Autor(es): SILVA, Thais Felicio da
LEITE, Mariana Moraes
OLIVEIRA, Leonardo Pestilho de
FERRARI, Ariana
Abstract: O câncer é uma doença que vem afetando cada vez mais a população como um todo, sendo a quimioterapia um dos tratamentos mais utilizados. Entretanto, esse tratamento traz diversos sintomas desagradáveis, como queda do cabelo, náuseas, vômitos, perda de peso, entre outros. Esses sintomas podem afetar negativamente o estado nutricional dos pacientes, podendo gerar sintomas recorrentes da depressão, como baixa autoestima, estresse, humor deprimido, sensação de invalidade, entre outros. Portanto diante desse cenário esse trabalho tem objetivo avaliar o estado nutricional e a presença de depressão de pacientes em tratamento quimioterápico. Em um hospital na cidade de Maringá/PR. Para a avaliação do estado nutricional serão coletados os valores de peso e estatura dos pacientes para o cálculo do Índice de Massa Corporal além da força de Preensão Manual. Já para a avaliação da depressão será utilizado a Escala de Beck.O resultado esperado com essa pesquisa é identificar o perfil sociodemografico e nutricional dos pacientes em vigência de quimioterapia, além de identificar a presença de pacientes com depressão.
Palavras-chave: Depressão
Estado nutricional
Tratamento quimioterápico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3883
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS FELICIO DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)102.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.