EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3880
Tipo: Artigo
Título: PROGRAMA DE CESSAÇÃO DE TABAGISMO : UMA ABORDAGEM DA ENTREVISTA MOTIVACIONAL ALIADA À TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
Autor(es): PIMENTA, Susany Franciely
PELAQUIN, Iulia Sessak Puls
ROSA, Luciana Ferreira
PONTES, Rose Meire Albuquerque
ALMEIDA, Samuel Henrique Araújo de
SOUZA, Viviane Cristina Pereira de
Abstract: Este estudo tem por objetivo descrever a experiência de uma equipe multiprofissional que desenvolve estratégias para redução de tabagistas, com sua consequente prevenção de complicações à saúde por meio de um Programa de Cessação de Tabagismo. Trata- se de estudo descritivo, tipo relato de experiência de uma equipe multiprofissional, acerca de um programa de cessação ao tabagismo de uma operadora de saúde, localizado na cidade de Londrina, Paraná, utilizando técnicas da Entrevista Motivacional. Os índices de cessação obtidos, de 45% após um ano de programa demonstraram que a Entrevista Motivacional é efetiva como instrumento de auxílio no trabalho com os tabagistas. Evidenciou- se que com a utilização desta técnica juntamente com o auxílio na compra da medicação pode- se chegar a índices de cessação mais efetivos, que aqueles obtidos apenas com grupos operativos, fortalecendo o empoderamento para que o grupo possa enfrentar e superar as dificuldades em relação ao vício.
Palavras-chave: Equipe multidisciplinar
Programa antitabagismo
Terapia medicamentosa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3880
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUSANY FRANCIELY PIMENTA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)196.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.