EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3877
Tipo: Artigo
Título: VAMOS CONHECER SOBRE SEXUALIDADE E PREVENÇÃO EM SAÚDE REPRODUTIVA? : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): SILVA, Janete Batista Girarducci da
CARVALHO, Kátia Marjorie Prates de
RAMOS, Maurício Fillipe Polo
LUIZ, Vinícius Camilo
ARAUJO, Juliane Pagliari
ROECKER, Simone
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo relatar a ação educativa realizada junto a adolescentes sobre sexualidade e prevenção em saúde reprodutiva.Participaram da educação em saúde, 104 adolescentes, na faixa etária de 13 a 18 anos, matriculados no oitavo ano do ensino fundamental. Os mediadores dessa atividade foram discentes e docentes do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. A orientação se fundamentou em cinco tópicos: 1) Anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo masculino e feminino; 2) Cuidados com a higiene íntima masculina e feminina; 3) IST; 4) Prevenção da gravidez na adolescência: métodos contraceptivos; 5) Sexualidade segura: uso de métodos de prevenção à saúde. A orientação foi realizada de forma individual. Foi possível perceber as possibilidades de aproximação do serviço de saúde das instituições de ensino e da comunidade. Notou- se a grande importância de se promover ações de educação em saúde que busquem a prevenção da saúde, evitando prejuízos a vida dos adolescentes, como a gravidez não planejada, a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, além de provocar a reflexão sobre a sexualidade segura e a prevenção em saúde reprodutiva junto aos adolescentes.
Palavras-chave: Educação em saúde
Adolescente
Atenção primária em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3877
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE ROECKER.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)170.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.