Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3874
Tipo: | Artigo |
Título: | O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM |
Autor(es): | ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de ELER, Gabrielle Jacklin ARAUJO, Juliane Pagliari CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de ROECKER, Simone MEDEIROS, Fabiana Fontana |
Abstract: | O processo ensino - aprendizagem deve ter o discente como ator principal, responsável pela construção do conhecimento, tendo o professor como mediador deste processo. Para isso é necessário buscar métodos que proporcione está condição.Dentre os métodos, destaca- se a Metodologia Ativa (MA) que busca desenvolver o processo ensino aprendizagem, tornando- o motivador e significativo. O objetivo do estudo, foi relatar a experiência de docentes do curso técnico em enfermagem, na utilização da MA no processo ensino aprendizagem de fisiologia do envelhecimento, aos estudantes do curso técnico em enfermagem. Trata- se de um relato de experiência, realizado no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, no componente curricular Saúde do idoso e ocorreu no mês de julho e agosto de 2019, com participação de 19 estudantes. O resultado da utilização da MA permitiu alcançar os objetivos propostos, foi percebido no decorrer do processo, que os estudantes desempenharam as atividades de forma descontraída, motivadora, demonstraram interesse, trabalharam, em equipe, além de desenvolverem outras habilidades. Concluiu- se que este método oferece vários benefícios no processo de ensino aprendizagem, favorecendo que o estudante seja proativo na construção do conhecimento, proporciona um aprender mais prazeroso, ocorre um envolvimento entre professor e estudante, resultando num aprendizado significativo. Assim,é imprescindível que professores procurem metodologias que visem implementar o ensino, tornando- o motivador. Desta forma cabe aos gestores em educação investir em capacitação para os professores, no que tange as diversas metodologias, também cabe ao professor instrumentalizar- se, buscando aprender a lidar com obstáculos diários, sempre primando por um ensino inovador e significativo. |
Palavras-chave: | Enfermagem Ensino Envelhecimento Metodologias ativas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3874 |
Data do documento: | 30-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSANA CLAUDIA DE ASSUNÇÃO.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019) | 151.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.