EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3874
Tipo: Artigo
Título: O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
ARAUJO, Juliane Pagliari
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ROECKER, Simone
MEDEIROS, Fabiana Fontana
Abstract: O processo ensino - aprendizagem deve ter o discente como ator principal, responsável pela construção do conhecimento, tendo o professor como mediador deste processo. Para isso é necessário buscar métodos que proporcione está condição.Dentre os métodos, destaca- se a Metodologia Ativa (MA) que busca desenvolver o processo ensino aprendizagem, tornando- o motivador e significativo. O objetivo do estudo, foi relatar a experiência de docentes do curso técnico em enfermagem, na utilização da MA no processo ensino aprendizagem de fisiologia do envelhecimento, aos estudantes do curso técnico em enfermagem. Trata- se de um relato de experiência, realizado no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina, no componente curricular Saúde do idoso e ocorreu no mês de julho e agosto de 2019, com participação de 19 estudantes. O resultado da utilização da MA permitiu alcançar os objetivos propostos, foi percebido no decorrer do processo, que os estudantes desempenharam as atividades de forma descontraída, motivadora, demonstraram interesse, trabalharam, em equipe, além de desenvolverem outras habilidades. Concluiu- se que este método oferece vários benefícios no processo de ensino aprendizagem, favorecendo que o estudante seja proativo na construção do conhecimento, proporciona um aprender mais prazeroso, ocorre um envolvimento entre professor e estudante, resultando num aprendizado significativo. Assim,é imprescindível que professores procurem metodologias que visem implementar o ensino, tornando- o motivador. Desta forma cabe aos gestores em educação investir em capacitação para os professores, no que tange as diversas metodologias, também cabe ao professor instrumentalizar- se, buscando aprender a lidar com obstáculos diários, sempre primando por um ensino inovador e significativo.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino
Envelhecimento
Metodologias ativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3874
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANA CLAUDIA DE ASSUNÇÃO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)151.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.