EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3869
Tipo: Artigo
Título: METODOLOGIAS ATIVAS E A SAÚDE DO ESTUDANTE DE MEDICINA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Autor(es): GREMASCHI, Isabela Caroroline
FONTES, Maria Eduarda Rodelli Mendes
SILVA, Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da
LADEIA, Matheus Salles
FREITAS, Rafael Mosconi de
Abstract: A saúde mental dos estudantes de Medicina é um assunto que gera discussões há muito tempo e merece seu devido espaço nas produções científicas, prova disso é a taxa de depressão e a de suicídio, que são maiores nesse meio do que no restante da população. Somando- se a isso, encontram- se quantidades alarmantes de transtornos psiquiátricos em estudantes de medicina, demonstrando o desgaste psicológico vivenciado pelos acadêmicos durante o curso. Este trabalho em questão se propôs a analisar, de forma qualitativa, os estudantes de medicina de uma universidade do sul do Brasil para ter melhor domínio dos paramentos que permeiam essas taxas. Entre os objetivos, foi proposto analisar o que pode influenciar na qualidade de vida desses estudantes, identificar e pontuar críticas mais frequentes, estabelecer quais foram as mudanças no convívio social e pontuar fatores de alívio e de piora do bem- estar dos pesquisados, por fim, identificar drogas lícitas e ilícitas utilizadas por eles. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a realização de entrevistas individuais com alunos do primeiro ao quarto ano do curso, elaborado pelos autores do trabalho, com a finalidade de servir apenas de guia das entrevistas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e por fim analisados por meio da técnica de Análise Temática de Conteúdo para fim dos resultados.
Palavras-chave: Saúde mental
Educação médica
Metodologia ativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3869
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL MOSCONI DE FREITAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)130.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.