EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3866
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA FOSSA OVAL EM CORAÇÕES HUMANOS
Autor(es): SANTOS, Natália Quevedo dos
GOMES, Célia Regina de Godoy
CORÁ, hauany Fabri
KERBER, era Lúcia
BERTOLINI, Sôn ia Maria Marques Gomes
Abstract: Este estudo teve como objetivo estudar a anatomia macro e microscópica da fossa oval em corações de cadáveres humanos adultos. Trata- se de uma pesquisa básica, com peças anatômicas do Laboratório de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Maringá. Foram utilizados 33 corações humanos, adultos, fixados em formol a 10%. Destes corações foram selecionados 10 para o estudo da constituição da fossa e dos tecidos circunjacentes da região do septo interatrial. O material foi submetido à rotina histológica e após, as lâminas obtidas foram coradas, fotografadas e realizada análise dos componentes fibrosos. Verificou- se que do lado direito do septo interatrial, na região da fossa oval o endocárdio era mais irregular e mais espesso doque na face esquerda do septo, com elementos fibrosos dispostos em camadas. O subendocárdio estava formado por fibras colágenas em sentido transversal entre poucas fibras musculares. A parte central da fossa oval possuía fibras musculares dispostas em feixes, separadas por septos conjuntivos formados principalmente por colágeno. Dessa forma concluiu- se que a fossa oval é constituída por fibras musculares cardíacas organizadas em feixes longitudinais delimitados por septos fibrosos com predominância de fibras colágenas tipo I resistente a grandes tensões e pouca quantidade de fibras colágenas tipo III.
Palavras-chave: Comunicação interatrial
Forame oval patente
Septo interatrial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3866
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA QUEVEDO DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)358.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.