EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3864
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA TRATADOS COM MESILATO DE IMATINIBE
Autor(es): RIBEIRO, Natália Delfini Batista
INUMARO, Rodrigo Sadao
STEFANO, Elizandra Aparecida Britta
CAPRIOLLI, Juliana Cogo
Abstract: A leucemia mieloide crônica (LMC) consiste em uma neoplasia hematológica, caracterizada por desordem mieloproliferativa, a qual afeta a célula tronco hematopoiética. O tratamento de escolha é o mesilato de imatinibe, cujo mecanismo de ação está fundamentado na inibição da proteína tirosina- quinase. O presente trabalho apresenta como objetivo evidenciar como a medicação, mesilato de imatinibe, afeta a qualidade de vida dos pacientes portadores da doença. Para tanto, será realizado entrevistas com pacientes (presencial ou via Skype), questionários serão aplicados, além de coleta de dados fornecidos por médicos que possuem interesse pelo tema do projeto e organizações voltadas para o assunto. Os resultados obtidos neste estudo, relacionado a doença e como a medicação pode debilita-lo, contribuirá para que o portador possa ter acesso a estudos e fontes científicas que tragam informações não só sobre a doença ou o tratamento, mas como possa afetar sua qualidade de vida. O resultado esperado integra compreender melhor a fisiopatologia da LMC e como seu tratamento afeta a qualidade de vida dos pacientes portadores da doença. O tratamento, apesar de estar combatendo a LMC, traz muitos efeitos colaterais para a vida do paciente, diante disso, ressalta- se a necessidade de que esses pacientes possam ter mais opções de tratamento que tragam menos sofrimento e sejam mais eficientes na luta contra a LMC.
Palavras-chave: Imatinibe
LMC
Sobrevida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3864
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATÁLIA DELFINI BATISTA RIBEIRO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)185.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.