EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3853
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÃO DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM RELAÇÃO A DEPENDÊNCIA DA HEMODIÁLISE E O DECLÍNIO NA QUALIDADE DE VIDA
Autor(es): INOUE, Luiz Hiroshi
BOLSONI, Ludmila Lopes Maciel
Abstract: Considerando o aumento de doentes renais crônicos na atualidade e o número reduzido de estudos sobre o assunto, o presente estudo teve objetivo de identificar, analisar e explorar os principais aspectos e alterações psicossociais em pacientes submetidos a hemodiálise. A pesquisa foi realizada através de entrevistas diretas com pacientes na faixa etária entre 18 e 70 anos de hospitais de referência em hemodiálise de um município do Noroeste do Paraná. De caráter descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, foram coletados dados para análise das alterações e percepções dos pacientes sobre os efeitos da hemodiálise e o declínio da qualidade de vida. Deste estudo participaram 59 pacientes. O sexo predominante foi o masculino e a maioria dos participantes tinha idade acima dos 50 anos. Concluiu- se que embora a maioria dos relatos seja de insatisfação com a dependência da hemodiálise poucos precisaram de acompanhamento psicológico. O tempo gasto com o processo do tratamento é muito longo, obrigando o paciente a se conectar a máquina por horas sendo três a quatro vezes por semana. Na percepção da maioria dos participantes, isso acaba limitando a liberdade.
Palavras-chave: Adaptação psicológica
Diálise renal
Insuficiência renal crônica
Nefropatia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3853
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ HIROSHI INOUE.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)184.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.