EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3852
Tipo: Artigo
Título: CONDIÇÃO DE SAÚDE DE CAMINHONEIROS EMPREGADOS PELO REGIME CLT
Autor(es): SERENINI, Luiz Gustavo Riche
Abstract: O transporte rodoviário de cargas representa para o Brasil a principal forma de escoamento de mercadorias na contemporaneidade. O caminhoneiro brasileiro está garantido, como qualquer outro trabalhador registrado, pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A Lei 13.103/2015 regulamenta alguns itens em relação ao trabalho do caminhoneiro como, carga horária diária de trabalho, tempo de descanso mínimo e realização de exames toxicológicos. Alguns autores alegam que a nova lei, que teoricamente permitiria uma melhor qualidade de vida para esses profissionais, ainda não alterou essa realidade. O objetivo da pesquisa é analisar a saúde dos caminhoneiros de carga pesada empregados em regime de CLT. Estudo epidemiológico transversal descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados acontecerá com entrevista e verificação de: pressão arterial, glicemia capilar, acuidade visual e medidas antropométricas. Os dados serão analisados segundo estatística descritiva, com descrição de médias, valores máximos e mínimos e desvio padrão; além de estatística inferencial, por meio de testes baseados no nível de normalidade dos dados. Serão comparados os dados coletados nesta pesquisa com os dados do Evento intitulado Saúde do Caminhoneiro, realizado pela Unicesumar em fevereiro de 2019, para verificar as diferenças entre os fatores de risco e vulnerabilidade de caminhoneiros autônomos e empregados por regime CLT. Espera- se , com o resultado dessa análise, o embasamento de melhorias nas políticas públicas para esta população.
Palavras-chave: Fatores de risco
Saúde do caminhoneiro
Saúde do trabalhador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3852
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ GUSTAVO RICHE SERENINI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)182.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.