EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3844
Tipo: Artigo
Título: QUALIDADE DE VIDA DE MÉDICOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E RELAÇÃO COM O CONTEXTO DE TRABALHO
Autor(es): ALVES, Leonardo Henrique da Silva
SILVA, Vinicius Malaman Souza
PADOVAM, Giovanna Lopes
ALVARENGA, Natália Teixeira
BOLSONI, Ludimila Lopes Maciel
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: A QV dos médicos é tema que desperta crescente interesse atualmente, haja vista a importância dos fatores envolvidos no contexto de trabalho e sua relação com a qualidade da assistência prestada. Estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa realizada junto aos médicos vinculados às equipes mínimas da ESF do município de Maringá- PR com objetivo de analisar a qualidade de vida dos médicos atuantes na ESF de um município do sul do Brasil e sua relação com o contexto de trabalho. Para levantamento dos dados foram utilizados: questionários sociodemográfico e profissional, o instrumento WHOQOL- Breve para avaliar a QV, e Avaliação de Contexto de Trabalho (EACT). Coletado os dados, estes foram codificados e duplamente digitados no software Microsoft Office Excel®2010 para correção de possíveis erros de digitação. Ao analisar a qualidade de vida dos médicos vinculados às equipes mínimas da ESF do município de Maringá- PR constitui um importante meio de avaliação da saúde do trabalhador. Neste sentido, ficaram evidentes que todos os domínios ficaram classificados como regular levando em conta o questionário WHOQOL- breve, recebendo a pior média o domínio Psicológico em contrapartida, o domínio social e o domínio físico ficaram com a maior média. Espera- se possibilitar uma reflexão entre médicos, gestores e comunidade acadêmica quanto à importância da melhoria da QV desses profissionais que atuam nas principais portas de entrada ao sistema de saúde. Almeja- se maior atenção das políticas públicas voltadas para a proteção da saúde do trabalhador e ações que lhe promovam uma melhor QV.
Palavras-chave: Atenção básica
Bem estar
Medicina
WHOQOL - breve
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3844
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO HENRIQUE DA SILVA ALVES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)129.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.