EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO APLICADAS NO INTERNATO EM MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
Autor(es): CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
Abstract: A metodologia de avaliação interativa apresentada se alinha a propostas mais inovadoras de ensino, baseadas em aprendizagem através de condutas ativas,a qual diversifica do método tradicional de avaliação, cujo professor é o centro do saber e espera- se dos alunos que o conhecimento seja apenas recebido, memorizado e reproduzido (SOUZA, 2015). O método tradicional de avaliação consiste na aplicação de provas somáticas após finalizada a exposição do conteúdo ou do tempo de convivência do aluno em determinada atividade médica. São aplicadas no regime tradicional, a partir de questões de múltipla escolha ou dissertativas a partir do conteúdo exposto. Este novo método de avaliação, O QUIZ IN TIME - MEDICINA (teste de tempo) é uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina através de provas aplicadas, utilizando-se exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidas na literatura adotada. Funciona como uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Auxilia no preparo e capacitação profissional do futuro médico na sua prática profissional vindoura, alicerçada em medicina baseada em evidências, mimetizando- se o mais próximo da sua realidade do futuro ambiente de exercício profissional, quais sejam,hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. (GONTIJO, 2015). Desse modo, a comparação entre turmas avaliadas através dos dois métodos, a tradicional e a interativa, tem como objetivo estudar o desempenho e o aproveitamento dos alunos submetidos aos dois sistemas de avaliação de aprendizado.
Palavras-chave: Aprendizagem
Metodologia ativa
Educação pré - médica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3836
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINE RODRIGUES CREVELIM.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)206.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.