EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3833
Tipo: Artigo
Título: MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA EM MULHERES DA REGIÃO SUL DO BRASIL NOS ANOS DE 2007 A 2016
Autor(es): PAULA, Gabriel Felipe de
MESTRELLI, Kamila Emanuelli Valim
PELLOSO, Sanda Mariza
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: A neoplasia maligna de mama é considerada o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e uma das principais causas de morte por câncer em mulheres. Nesse pensar, conhecer as características regionais e a evolução da mortalidade é muito importante, de forma que o objetivo deste estudo foi analisar os aspectos epidemiológicos envolvidos na mortalidade por câncer de mama em mulheres na região sul do Brasil nos anos de 2007 a 2016. Trata- se de uma pesquisa descritiva de dados secundários. Os dados de pesquisa foram extraídos da base de dados disponível no sistema de informações de saúde Tabnet- Datasus e Atlas de Mortalidade por Câncer do Instituto Nacional do Câncer, ambos de domínio público. As variáveis foram: escolaridade, raça, estado civil, taxa de mortalidade por câncer de mama por faixa etária nos três estados do sul do Brasil entre os anos de 2007 e 2016 em mulheres com idade superior a 20 anos.A partir dos resultados observou- se que no Rio Grande do Sul houve taxa de mortalidade superior as dos outros dois estados e também à mundial. Quanto a faixa etária, a mortalidade foi maior em mulheres acima de 60 anos, mostrando que o Rio Grande Sul mantém as maiores taxas em todas as faixas etárias.Conclui- se as taxas de mortalidade no sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul,são superiores a taxa nacional e mundial. A maioria das mortes ocorreram em mulheres brancas, com baixa escolaridade e casadas. Faz- se necessário novos estudos para identificação mais aprofundada dos fatores associados a mortalidade para que ações mais efetivas sejam realizadas para diminuição desses números.
Palavras-chave: Câncer de mama
Mortalidade
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3833
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILA EMANUELLI VALIM MESTRELLI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)255.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.