EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3827
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO INTERDICIPLINAR NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NO CONSUMO DE ALIMENTOS IN NATURA, MINIMAMENTE PROCESSADOS, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS EM CRIANÇAS OBESAS
Autor(es): ARAÚJO, Jéssika Freitas de
SOARES, Camila A. Vaz
LOPES, Solange Munhoz Arroyo
BRANCO, Braulio Henrique M.
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
Abstract: A pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar em crianças obesas na composição corporal e no consumo de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. Serão avaliados crianças de 7 a 11 anos, previamente selecionados com algum grau de obesidade, atendidos por um projeto interdisciplinar de um Centro de Ensino Superior da cidade de Maringá – PR. As variáveis abordadas serão: sexo, idade (anos), peso (kg), estatura (cm), IMC/I (kg/m²), massa magra (%), massa gorda (%) e circunferência da cintura (cm), nas quais serão obtidas através de acadêmicos treinados utilizando os aparelhos de bioimpedância elétrica,de acordo com a padronização proposta por Heyward, 2001; estadiomêtro e trena antropométrica, inelástica. O programa terá 12 semanas de duração, sendo dividido em duas partes: pré- intervenção e pós- intervenção. Durante este período, ocorrerão intervenções de fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos. Para coletas dos dados, serão aplicados registro alimentar em dois dias da semana não consecutivos e um dia do final de semana. Posteriormente serão analisadas por meio do software Avanutri 2004®. Os alimentos serão agrupados conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira. As análises estatísticas serão realizadas por meio do programa Statistica versão 12.0 ®. Espera- se que as intervenções sejam favoráveis às mudanças na composição corporal e no comportamento alimentar das crianças.
Palavras-chave: Tratamento da obesidade
Consumo alimentar
Saúde das crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3827
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSIKA FREITAS DE ARAÚJO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)172.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.