EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA INTERATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO EM CLÍNICA CIRÚRGICA - CURSO DE MEDICINA - UEM
Autor(es): GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SILVA, Débora Francisco
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
Abstract: A metodologia interativa apresentada neste trabalho é denominada “QUIZ IN TIME” - MEDICINA (teste de tempo) que é uma ferramenta auxiliar de avaliação para composição do conceito do aluno. Esse método avalia os conhecimentos em medicina por meio de provas aplicadas, utilizando exposição de multimídia e leitura dinâmica e contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada na escola (Universidade Estadual de Maringá). Para a resolução das questões, geralmente casos clínicos que simulam situações reais, são formados grupos em que os alunos podem discutir entre si para responder a perguntas de múltipla escolha, porém com um tempo cronometrado. Ao final de cada questão, o orientador organiza uma discussão com os alunos sobre o caso exposto, procurando sanar as dúvidas que restaram.Assim, o “quiz in time” ajuda no preparo e na capacitação do aluno de medicina, a fim de que seu aprendizado esteja centrado numa prática médica baseada em evidências e o mais próximo da sua futura realidade, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, pronto- socorros, etc. Isso ocorre, porque o método abrange, além de puro conhecimento teórico, também a discussão entre colegas para a escolha de condutas e propõe maior desenvolvimento do raciocínio clínico dos discentes e não uma simples escolha de resposta (MITRE, 2008). Desta forma, além do conteúdo, são trabalhadas outras habilidades necessárias à prática médica, como autonomia para buscar novos conhecimentos, flexibilidade para trabalhar em grupo e criticismo em relação ao próprio conhecimento e ao dos outros (GONTIJO, 2015).
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3826
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA GDLA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)133.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.