EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817
Tipo: Artigo
Título: LITERACIA EM SAÚDE BUCAL: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO
Autor(es): MARTINS, Igor José
SCHIWINGEL, Rafael Alves
JACOBUCCI, Maria Paula
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: As doenças bucais são um importante problema de saúde pública por sua alta prevalência e por afetarem negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Os projetos baseados na educação e motivação do paciente são reconhecidos como parte importante no tratamento preventivo. Estimula- se a mudança de comportamento do indivíduo, tornando- o parte ativa e fundamental no sucesso do cuidado bucal conforme preconiza as diretrizes curriculares do curso de odontologia e a política nacional de humanização. No entanto, para que o indivíduo possa ser corresponsabilizado por sua saúde, é preciso antes empoderá- lo.Neste sentido, destaca- se a importância da literacia em saúde bucal, que tange a capacidade de obter, processar e compreender informações básicas de saúde. Assim, o presente estudo objetivou identificar produções científicas sobre do tema “literacia em saúde bucal” no Brasil. Foi realizado um estudo cienciométrico nas bases de dados Pubmed e SciELO. Identificou- se 22 artigos científicos, com aumento do número de publicações a partir do ano de 2016 e as temáticas mais frequentes foram a validação de instrumentos (7) e a avaliação do grau de literacia bucal (10). Conclui-se que são escassos os estudos brasileiros sobre literacia em saúde bucal e espera- se que o presente estudo contribua para estimular futuras pesquisas sobre esta temática.
Palavras-chave: Letramento em saúde
Promoção de saúde
Saúde bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3817
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGOR JOSÉ MARTINS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)217.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.