EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3816
Tipo: Artigo
Título: PANCREATITE AGUDA: CRITÉRIOS DE RANSON E CORRELAÇÃO CLÍNICO - LABORATORIAL
Autor(es): SANTOS, Henrique Pereira dos
ISHIKAWA, Beatriz Hiromi
SOUZA, Lucas dos Santos de
SANTINI, MaykonLuis
SOUZA, Fernando
MURAD, Ivan
Abstract: A pancreatite aguda é um processo inflamatório do pâncreas que pode lesar além do pâncreas, tecidos peripancreáticos e até mesmo órgãos distantes, por isso ainda é uma doença grave, mesmo com vários critérios para o diagnóstico a sua morbimortalidade devido às complicações é significativa. O objetivo da pesquisa foi analisar a evolução clínica por meio dos critérios de gravidade da pancreatite aguda de Ranson coletados nos prontuários do Hospital Universitário Regional de Maringá. O método utilizado foi um estudo retrospectivo dos prontuários de janeiro de 2012 a setembro de 2018 com diagnóstico prévio de pancreatite aguda e os dados foram extraídos a partir de prontuários. Foi constatado que a aplicabilidade dos critérios de Ranson no nosso serviço teve um forte impacto positivo na definição da conduta terapêutica e grande concordância entre escore a partir das variáveis dos critérios de Ranson e o prognóstico do paciente.
Palavras-chave: Hospital Universitário Regional de Maringá
Inflamação pancreática
Parâmetros de gravidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3816
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)207.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.