EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3815
Tipo: Artigo
Título: OBSTRUÇÃO INTESTINAL POR INTUSSUSCEPÇÃO PÓS - GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
Autor(es): SANTOS, Henrique Pereira dos
ISHIKAWA, Beatriz Hiromi
SOUZA, Lucas dos Santos de
SANTINI, Maykon Luis
SOUZA, Fernando
MURAD, Ivan
Abstract: No mundo todo, há 2,1 bilhões de pessoas acima do peso -um salto em relação a 1980, quando o número chegava a 875 milhões. Diante disso, muitos são os tratamentos buscados pelos que se encontram nessa condição e dentre eles está o tratamento cirúrgico, por meio da cirurgia bariátrica. As cirurgias de gastroplastia redutora com gastroenteroanastomose em Y de Roux são as mais utilizadas, pois partem de uma técnica combinada, com a associação de dois mecanismos para a perda ponderal - um restritivo e um disabsortivo. As alterações anatômicas decorrentes dessa técnica cirúrgica podem trazer co mplicações precoces ou tardias ao paciente submetido ao tratamento.Dentre elas, podemos destacar a obstrução do intestino delgado, que ocorre em cerca de 1,3 a 5% dos casos, notadamente nos pacientes submetidos à videolaparoscopia. As principais causas são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica, podendo ocorrer também secundária à hérnia de parede abdominal encarcerada ou mesmo à intussuscepção no local da enteroanastomose, podendo levar à necrose de segmento intestinal e/ou distensão da alça biliopancreática e consequente dilatação retrógrada do estômago excluso, com ruptura da linha de grampos e peritonite, sendo estas a causa de morte em alguns pacientes. Este relato de caso descreve um desses casos de complicação tardia, com intussuscepção, resultando em óbito de uma paciente atendida no Hospital Universitário Regional de Maringá.
Palavras-chave: Complicações
Gastroplastia
Intussuscepção
Obsidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3815
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)231.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.