EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3813
Tipo: Artigo
Título: CONTAMINAÇÃO DE APARELHOS CELULARES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO NOROESTE PARANAENSE
Autor(es): CABRAL, Guilherme de Souza
LOPES, honatan Gabriel de Paula
BENEVENTO, Carlos Eduardo
LALUCCI, Marielle P riscila de Paula Silva
Abstract: O ambiente hospitalar é um dos locais com maiores chances de acontecer quadros de infecções, sendo um dos motivos à utilização irrestrita dos aparelhos celulares tanto por pacientes quanto por profissionais da saúde, não se preocupando com as boas práticas de higienização. O objetivo deste estudo é determinar a prevalência de micro- organismos em aparelhos celulares da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na região noroeste paranaense. Participaram da pesquisa 24 colaboradores da UTI, sendo colhidos swabs umedecidos em caldo Brain Heart Infusion (BHI) dos aparelhos celulares de cada um dos participantes e posteriormente as amostras foram encubadas e realizado a análise microbiológica, além disso, aplicou- se um questionário para saber sobre o manuseio do telefone celular por parte do colaborador. A partir da análise microbiológica, observou- se crescimento em todas as amostras de pelo menos um micro- organismo (100% nos meios Ágar Sal Manitol e Ágar Sangue, e 33,3% em Ágar Mac Conkey). Posteriormente, realizou- se comparação com as respostas do questionário e com o resultado da amostra. Apenas 12,5% dos colaboradores relataram realizar sempre higienização dos aparelhos, contudo, nesses aparelhos também teve presença de micro- organismos. Com os dados obtidos, esperamos o envolvimento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para desenvolver ações que reduzam tanto a incidência quanto a prevalência, e a gravidade da contaminação no ambiente hospitalar.
Palavras-chave: Análise microbiológica
Infecção hospitalar
Micro - organismos
Telefone móvel
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3813
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME DE SOUZA CABRAL.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)224.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.