EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3811
Tipo: Artigo
Título: EFICÁCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PREVENÇÃO DE PACIENTES JOVENS INFECTADOS POR HIV/AIDS
Autor(es): SILVA, Gisselly Maria Campos da
GARCIA, Gustavo Henrique Franciscato
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
BENNEMANN, Rose Mari
SILVA, Tânia Maria Gomes da
GARCIA, Lucas França
Abstract: Pais e mesmo a equipe de saúde tendem a não abordar aspectos determinantes da saúde sexual dos adolescentes. Esse período da vida apresenta valores, atitudes, hábitos e comportamentos em processo de formação e de solidificação e, em determinados contextos, pode tornar este segmento populacional mais vulnerável. Dados do Ministério da Saúde do Brasil mostram que entre 2007 e 2017 houve um aumento de 700% nos casos de HIV na população na faixa etária entre 15 a 24 anos. Uma das causas apontadas para este aumento tão expressivo são campanhas ineficazes. Visando novas formas de prevenção, a tecnologia através de aplicativos para smarthphones tem sido proposta como uma maneira para a prevenção, a conscientização e a adesão ao tratamento antirretroviral para os jovens. Este trabalho objetivou revisar a eficácia de dispositivos móveis na prevenção da infecção pelo HIV e no tratamento de pacientes jovens infectados pelo HIV/Aids. A revisão foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS. Foram selecionados os estudos publicados a partir de 2014 que avaliaram a relação entre pacientes jovens, HIV/Aids e dispositivos moveis. Foram encontrados 58 resumos e, destes, 30 artigos na íntegra contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos demonstram que a utilização dos aplicativos auxiliam na conscientização do jovem em geral, porém ressaltam a importância de novas adaptações dos aplicativos em estudos futuros.
Palavras-chave: População vulnerável
Tecnologia
Tratamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3811
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISSELLY MARIA CAMPOS DA SILVA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.