EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3803
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): LIMA, Gabriela Fabricio da Silva
PINTOR, Claudia Regina Londero del
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A educação alimentar e nutricional,por meio da mudança do comportamento e hábitos alimentares, tem intuito de promover a saúde, evitar doenças crônicas não transmissíveis e estimular a autonomia do indivíduo quanto à escolha adequada dos alimentos. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sistematizada na literatura sobre a avaliação das técnicas de educação nutricional para mudança do comportamento alimentar em escolares. Para tanto, foi consultada a produção científica, de periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino- americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Como estratégia de busca foi utilizada a combinação de termos pré- definidos de acordo com os Descritores Ciências da Saúde (DESC), utilizando a seguinte combinação de descritores em português: educação alimentar e nutricional, comportamento alimentar e métodos,e seus correspondentes em inglês: Food and Nutrition Education, Feeding Behavior e Methods. Foram incluídas publicações no período compreendido entre 2008 a 2018. A seleção final resultou em três artigos. Embora a produção de estudos envolvendo o efeito da educação alimentar e nutricional com escolares, ainda seja escassa pode- se observar que a educação nutricional se mostrou benéfica nas diferentes técnicas, tendo em vista que nos estudos encontrados foi verificado mudanças no comportamento e hábitos alimentares.
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Educação alimentar e nutricional
Métodos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3803
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA FABRICIO DA SILVA LIMA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)154.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.