EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3802
Tipo: Artigo
Título: A MISOGINIA MASCARADA DE AMOR NAS MÚSICAS SERTANEJAS: REPERCUSSÕES NA SAÚDE DA MULHER
Autor(es): SILVA, Isabella Franchi
GARCIA, Lucas França
MARQUES, Andréa Grano
Abstract: Os estereótipos de gênero, construídos socialmente, validaram os discursos machistas e a posição subalterna da mulher. Os papéis atribuídos ao homem como inteligente, forte e ativo e a mulher como doce, fraca e passiva são reproduzidos socialmente e se expressam nas manifestações artísticas e culturais, sendo a música um importante meio para propagar e manter as ideologias em uma sociedade. O sertanejo é um dos gêneros musicais mais veiculados nos últimos anos e as temáticas das composições são carregadas de sentimentos focados nos temas de amor e traição que envolvem as relações afetivas entre homens e mulheres. O objetivo da presente pesquisa é investigar os padrões culturais machistas nas músicas do gênero musical sertanejo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. As músicas serão selecionadas a partir do Top100 da plataforma de vídeo Youtube e do Top200 da plataforma de streaming de música Spotify, deste modo serão localizadas as músicas mais populares deste gênero musical. Para a verificação e apreciação das letras das músicas será usado como ferramenta de busca o Vagalume, um site utilizado no país que apresenta as letras musicais sem preocupações com regras e pontuações ortográficas. Será utilizado o método da análise do discurso para a análise das letras das músicas sertanejas. O presente trabalho, ao analisar o discurso contido nas letras das músicas revelará a reprodução social dos estereótipos de gênero fornecendo subsídios para a conscientização dos papéis femininos e masculinos em nossa sociedade, visando contribuir para a promoção de relações afetivas mais saudáveis.
Palavras-chave: Música
Sexismo
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3802
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella Franchi Silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)148.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.