EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3801
Tipo: Artigo
Título: ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E RELAÇÃO COM ATIVIDADE FÍSICA EM MARINGÁ – PR
Autor(es): PEREIRA, Gabriela da Silva
AGUIAR NETO, Ayrton Pereira de
CARDOSO, Jane Laner
Abstract: O objetivo desse estudo foi descrever e analisar o estado nutricional e a relação com a atividade física de escolares entre 6 e 14 anos de uma escola em Maringá -PR. Trata- se de em estudo do tipo transversal e intencional. Foi apresentado o projeto a todos os escolares e enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, sendo incluídos todos aqueles que aceitaram participar do estudo. Foram coletados dados antropométricos (peso, estatura e circunferência abdominal) de crianças de 6 a 14 anos de idade, que frequentam contra turno no Educandário Somos Todos Irmãos. Os dados coletados foram transportados para o programa ANTRHO da OMS e obtida classificação do estado nutricional, em escores z, o peso (zP); a estatura (zE); o índice de massa corpórea (zIMC) para idade e a circunferência abdominal (CA), bem como foi obtida a razão da circunferência abdominal pela estatura (RCA/E). Classificou- se em eutrofia, sobrepeso, obesidade e obesidade grave.Quanto à avaliação da atividade física foi utilizado o instrumento QUADA, sendo possível classificar as crianças e adolescentes em inativos, ativo insuficiente, ativo suficiente e muito ativo. Foi verificado um total de 52% de crianças eutróficas e 48% com IMC elevado. Já com relação a atividade física, 7% foram classificados como inativos, 39% ativos insuficientes, 42% ativos suficientes e 12% muito ativos.
Palavras-chave: Crianças
IMC
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3801
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA DA SILVA PEREIRA.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)284.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.