EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3799
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DO USO DA INTERNET NA RELAÇÃO MÉDICO - PACIENTE E PSICÓLOGO - PACIENTE
Autor(es): CARLESSO, Fernanda Pereira
BONFANTI, Betina
MASSUDA, Ely Mitie
GARCIA, Lucas França
Abstract: Com a popularização mundial da internet, o acesso a informações sobre saúde se tornou uma prática muito utilizada no cotidiano pelas pessoas leigas.Tal fato possibilitou a criação de um perfil de pacientes informados, com certa autonomia e empoderados. No entanto,nem todas as informações acessadas são benéficas, a depender da qualidade dos dados, da capacidade de interpretação por parte dos usuários e a forma que influi na relação com o profissional de saúde. A pesquisa exploratória, transversal e de abordagem quantitativa e qualitativa tem como objetivo avaliar, sob a ótica dos profissionais da saúde, a forma pela qual a utilização da internet interfere na relação médico- paciente e psicólogo- paciente. Para a interpretação dos resultados de entrevistas semiestruturadas foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Para a caracterização do perfil dos profissionais entrevistados recorreu-se a análise de frequência relativa e absoluta. Concluiu- se que a internet exerce grande influência na relação entre o profissional da saúde e o paciente, podendo ser positiva ou negativa dependendo das particularidades das situações.
Palavras-chave: E - health
Internet
Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3799
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA PEREIRA CARLESSO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)160.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.