EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797
Tipo: Artigo
Título: ÓLEO DE AVESTRUZ: TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA REGENERAÇÃO?
Autor(es): KLEINSCHMIDT, Fernanda Luisa
ROSA, Luíza Merigo Santa
AMARAL, Valéria do
CARDOSO, Bruna Muller
Abstract: Tendo como justificativa que as feridas crônicas têm alta recorrência, afetando a qualidade de vida o projeto foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a eficácia do óleo de avestruz na nadadeira do Danio rerio durante a regeneração, comparando o tecido lesado tratado e não tratado. Dada a baixa capacidade regenerativa dos humanos,estudos realizam- se em organismos com maior capacidade regenerativa, reprodutora e que tenham homologia com os mamíferos, por exemplo o Danio rerio.Para o tratamento foram feitas duas rações, uma com óleo de avestruz e outra com óleo de soja (inerte), sendo balanceadas pelo Método de Goldfish. Os animais serão divididos em 2 grupos de 28 animais e receberão o tratamento, assim como a ração inerte, duas semanas antes do início experimental. Após esse período, serão subdividido em 8 aquários, onde terão suas nadadeiras caudais seccionadas e permanecerão nos aquários para ocorrer a regeneração. Em seguida, a coleta das caudas será realizada em intervalos de 1, 3, 6 e 9 dias após a secção, embebidas em parafina,cortadas a 5 μm de espessura com micrótomo, coradas com Hematoxilina- Eosina, observadas em um microscópio óptico e terão suas imagens analisadas pelo programa Image- Pro Plus 6; utilizando o software GraphPad Prism 5 (San Diego, CA, EUA). Espera- se, proporcionar uma alternativa barata com eficácia no tratamento de feridas, através de investigações sobre os mecanismos do óleo de avestruz.
Palavras-chave: Ácido linoleico
Ácido oleico
Cicatrização
Peixe - zebra
Tratamento de feridas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3797
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA LUISA KLEINSCHMIDT.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)147.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.